Cumprimento Ombro-a-Ombro - Quando um Guia cumprimenta um consulente ou um assistente com o bater de ombro, isto é sinal de igualdade, de fraternidade e grande amizade.
A palavra Namaste (pronuncia-se Namastê) é composta de duas palavras sânscritas: Nama (reverência, saudação) e Te, que significa você. Em síntese é saúdo a você, de coração, ao que deve ser retribuído com o mesmo cumprimento. Pelos meios esotéricos acabou ganhando o significado floreado de "O Deus que habita em mim saúda o Deus que há em você".
· 4 anos atrás
Odô iá
n locução interjetiva
Rubrica: religião. Regionalismo: Brasil.
saudação que se dirige, no candomblé, ao orixá Iemanjá
ior. odo 'rio' + iya 'mãe, senhora', lit. 'mãe do rio'
patacori
n interjeição
Rubrica: religião. Regionalismo: Brasil.
em alguns terreiros, saudação que se dirige ao orixá Ogum
segundo Cacciatore, prov. o ior. pataki 'importante, supremo' + ori 'cabeça'
salubá
n interjeição
Rubrica: religião. Regionalismo: Brasil.
saudação que se dirige ao orixá Nanã nos candomblés e nos centros de umbanda
prov. ior.
axé
n interjeição
4 saudação votiva de felicidade
5 expressão equivalente a 'assim seja' ou 'tomara'
6 expressão de concordância, aprovação; está bem
Aleluia
interjeição
9 exclamação de alegria, de júbilo
Amém
n advérbio interjeição
1 Rubrica: liturgia.
assim seja; assim é; certamente (us. esp. no fim das orações na liturgia religiosa)
Namastê
Babá
n substantivo masculino
Rubrica: religião. Regionalismo: Brasil.
1 nos cultos iorubas e em seus derivados, pai ou ancestral
2 em alguns candomblés, título de reverência com que se designa Oxalá
Atotô
n substantivo masculino
Rubrica: religião. Regionalismo: Brasil.
no candomblé e ritos afins, saudação que se dirige a Omolu/Abaluaiê quando encarna numa filha-de-santo
segundo Cacciatore, ior. atoto'o 'silêncio, ouvi'
epa rei
n locução interjetiva
Rubrica: religião. Regionalismo: Brasil.
saudação que se dirige a Iansã nos candomblés
segundo Cacciatore, do ior. eepaa (exclamação de surpresa ou terror) + hee 'ai, olá'; a grafia com r supre a pronúncia do h aspirado
As saudações são muito importantes, pois é através delas que nós invocamos os orixás.
Assim, vamos traduzir para vocês "As saudações dos Orixás e seus significados": Exu Kóbà Láryè aquele que é muito falante Ogun Pàtakorí exterminador ou cortador de ori ou cabeça Oxossy Ará Unse Kòke Ode guardador do corpo e caçador Xangô Kawó-Kábièsilé venham ver o Rei descer sobre a terra Oxum Orà Yè Yé Ofyderímàn salve mãezinha doce, muito doce Yansã ou Oyá Èpàrèi venha, meu servo Omolu e Obaluayê Atótóo silêncio Yemanjá Èru Ìyá senhora do cavalo marinho Oxumaré Arrum Bobo(termo Jeje) senhor de águas supremas Nanã Sálùbá pantaneira (em alusão aos pântanos de Nanã) Oxalá Esè Epa Bàbá você faz, obrigado Pai AXÉ A palavra Axé é de origem yorubá e é muito usada nas casas de Candomblé. Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita"). Mas, o Axé ainda pode significar a própria casa de Candomblé em toda a sua plenitude. Daí, uma Yalorixá também ser chamada de Yalaxé(Iyálàse), ou seja, "Mãe do Axé" ou a pessoa responsável pelo zelo do Axé ou força da casa de Orixá. Axé também pode significar "Vida". E tudo que tem vida tem origem. Chamar a vida é chamar o Axé e as origens. Os Orixás são Axé, os Orixás são Vida. Agora, o que seria Contra-Axé? O contra-axé são todas as estruturas de opressão e morte que destroem a vida das comunidades. O contra-axé ainda pode ser todas a quizilás e ewós dentro de uma casa de orixá e também certos tabus que cercam o omo-orixá. Na tradição dos orixás, axé também pode significar a "força das águas, do fogo, da terra, das árvores, das pedras" enfim de tudo que tem vida. Pois, o Candomblé é um culto de celebração à vida e a toda a força que dela advém, ou seja, o próprio culto, é o próprio Axé.
Saudação aos Orixás
OXOCE
Saudação: Okê Bamba O’Clima, Okê Caboclo ou Oke Aro;
onde:
Okê Bamba O'Clima - kê = gritar; Okê = aquele que grita; Bamba - Valente (valentia) o'clima = acima ou de cima.
Okê Caboclo = Seria basicamente uma corruptela do anterior e significa por conseqüência: Salve o Caboclo que grita.
Okê Arô! = Okê = aquele que grita, Arô é um título de honra, uma autoridade. Portanto Okê Arô seria a "autoridade que fala mais alto".
Okê Bamba O'Clima - kê = gritar; Okê = aquele que grita; Bamba - Valente (valentia) o'clima = acima ou de cima.
Okê Caboclo = Seria basicamente uma corruptela do anterior e significa por conseqüência: Salve o Caboclo que grita.
Okê Arô! = Okê = aquele que grita, Arô é um título de honra, uma autoridade. Portanto Okê Arô seria a "autoridade que fala mais alto".
OGUM
Saudação: Ogum nhê! Patakori Ogunhê!
Onde:
Ogum nhê! = Salve Ogum!
Patakori Ogunhê! Patakori vem de pataki (principal, importante, supremo) + ori (cabeça, coroa) então Salve Ogum o principal da cabeça ou o Cabeça Principal. Ou ainda o senhor que encabeça. Que vem primeiro, na frente.
Ogum nhê! = Salve Ogum!
Patakori Ogunhê! Patakori vem de pataki (principal, importante, supremo) + ori (cabeça, coroa) então Salve Ogum o principal da cabeça ou o Cabeça Principal. Ou ainda o senhor que encabeça. Que vem primeiro, na frente.
XANGÔ
Saudação: Kaô Kabecile!
Kaô Kabecile = Salve o Rei (senhor) de Oyó (cidade na África) ou ainda para Pierre Verger: "Venham ver e admirar o Rei."
OMULU
Saudação: Atotô! = Silêncio! O senhor está na terra!
OXUM
Saudação: Ora iê iê ô! = "Salve benevolente mãezinha!"
IEMANJÁ
Saudação: Odoiá ou Odô iá! Odô = Rio; iá (iyá) = mãe, logo Mãe do Rio. Lembrando que na África Iemanjá era Orixá dos Rios.
IANSÃ
Saudação: Eparrei! - Aquela que corta com o raio.
jun29
Muitas pessoas me perguntam o que significam e o motivo pelo qual fazemos as habituais saudações quando chegamos ao terreiro. A assistência, médiuns iniciantes e até mesmo alguns mais antigos têm muitas duvidas sob re o assunto e às vezes acabam copiando gestos de outras pessoas ou fazendo tudo no automático. Na realidade este ato de saudar quando se entra em um terreiro deve ser feito com muito respeito e, principalmente, com muita sinceridade pois neste momento estaremos saudando as Forças que sustentam aquela casa, todos os trabalhos realizados ali e o próprio médium. É por isso que é bom prestar bastante atenção neste ato aparentemente simples mas que faz toda a diferença, e é por isso também que acho importante entendermos um pouco mais sobre ele. Vamos lá?
Primeiramente, logo na entrada do terreiro, devemos saudar as Forças dos Senhores Guardiões e das Senhoras Guardiãs assentadas na Tronqueira. É neste momento que agradecemos a permissão de nossa entrada naquela Casa Santa, o recolhimento e encaminhamento de espíritos negativos que é realizado no ato desta “simples” saudação, agradecemos também a guarda, a força e a proteção que Eles realizam. Em um segundo momento Saudamos o Congá e o Altar, local Sagrado de um Centro que deve ser respeitado pois é onde se realiza a grande troca de energia, vale lembrar que as Irradiações Divinas estão sendo projetadas sobre todos aqueles que reconhecem o Poder Divino. O ato de “Bater Cabeça” não deve ser um costume mas sim uma atitude de reverência diante do Sagrado, afinal de contas, é nessa hora que comungamos com nossos papais e mamães Orixás pedindo que mantenham nossos olhos e ouvidos fechados para o ciúme, o egoísmo, a inveja, a intriga e a curiosidade que alimenta a fofoca, mas que mantenham nossos corações e mentes abertos para o amor, a fé, a compaixão, a esperança, o discernimento, a sabedoria e a paciência, que mantenham também nosso espírito purificado e iluminado para que assim possamos ser bons instrumentos de Deus, da Lei e da Justiça. É o momento de agradecer por essa oportunidade única e excelsa que temos de estar diante do Poder Divino.
Feito isso o médium deve saudar e tomar a benção de seu Pai ou Mãe Espiritual, ou de ambos se for o caso. Quando isso ocorre, o filho está reconhecendo seu Pai Espiritual como o detentor dos conhecimentos da Lei de Umbanda e como seu orientador, aquele que o conduzirá, sustentará e protegerá dentro da doutrina religiosa umbandista. Tomar a Benção é um procedimento de reconhecimento de Grau e de respeito à hierarquia, uma vez que o Pai Espiritual é a voz, a força, o representante e o intermediário dos Orixás aqui no plano material. É escolhido e preparado pelas próprias Forças Divinas pois, se assim não fosse, não conseguiria sustentar uma gira ou realizar um desenvolvimento. Cada Centro tem a sua forma de saudar o Pai Espiritual, mas a saudação mais comum é aquela em que o médium toma entre suas mãos a mão de seu Pai Espiritual, a beija respeitosamente, leva-a até a sua testa e a beija novamente. Este ato representa que o médium reconhece aquelas mãos como sagradas e o seu desejo de que estas mãos preparadas o conduzam aos serviços de Deus ajudando-o a adquirir conhecimentos sagrados. No momento em que o médium pede “Daí-me, Pai, a sua benção” ele está saudando acima de tudo a Trindade Divina e sendo abençoado por Olorum, por Oxalá e por Ifá.
As mesmas atitudes e saudações devem ser realizadas ao sair do Terreiro, uma vez que após todo um trabalho estaremos saindo do sagrado em direção ao profano.
Saudação aos Orixás e alguns guias
Yemanjá - Odoiá – mãe do rio
Ogun - Patacori- Importante cabeça, ou importante chefe
Iansã- Epa hei- Epa é uma exclamação de surpresa ou espanto,
hei é como se dizer Olá, oi. Portanto quando saudamos Iansã é como dizer para ela Com ar de Surpresa um Oi, um Olá !Tipo... Oláááááááááááááááááá...
hei é como se dizer Olá, oi. Portanto quando saudamos Iansã é como dizer para ela Com ar de Surpresa um Oi, um Olá !Tipo... Oláááááááááááááááááá...
Xangô - Kawo-Kabesilé – Venha ver o rei descer sobre a terra
Obaluaê - Atotô – Silêncio
Oxalá - Epá, Babá! - Epa= exclamação de surpresa, terror (como de Iansã), Baba= Pai, seria uma surpresa ao ver o Pai (saudar o Pai). Não só para Oxalá se saudava assim, isso dizia-se para alguns orixás e eguns em cerimônias na África.
Oxossi - Okê seria "aquele que grita", no caso Kê é gritar,
Arô é um título de honra, uma autoridade, portanto Okê Arô seria a Autoridade que fala mais alto, superior.
Exú - Laroiê (laróyè) é uma palavra irorubá que significa "pessoa muito falante", comunicativa. "Mo juba" é uma saudação, "meus respeitos”.
Essa é a saudação para Exu (da cultura nagô), o mensageiro, o que comunica aos homens a vontade dos orixás e, a estes, leva o pedido dos homens.
Laroiê, Exu! Exu e mo Jubá! Laroiê, Exu! = Mensageiro, Exu!
Exu e mo Jubá! = Exu a vós meus respeitos!
Arô é um título de honra, uma autoridade, portanto Okê Arô seria a Autoridade que fala mais alto, superior.
Exú - Laroiê (laróyè) é uma palavra irorubá que significa "pessoa muito falante", comunicativa. "Mo juba" é uma saudação, "meus respeitos”.
Essa é a saudação para Exu (da cultura nagô), o mensageiro, o que comunica aos homens a vontade dos orixás e, a estes, leva o pedido dos homens.
Laroiê, Exu! Exu e mo Jubá! Laroiê, Exu! = Mensageiro, Exu!
Exu e mo Jubá! = Exu a vós meus respeitos!
Oxum - Ora iêiê ô! Deriva do irorubá "Oore yèye" que significa "benevolente mãezinha". "Ora iêiê ô", seria "Salve benevolente mãezinha!" ...
Nanã - Salubá Nanã! "Sálù bá Nàná!" = Nos refugiaremos com Nanã!
Erê - A saudação às crianças na Umbanda, tem sua origem na saudação ao "orixá" protetor dos gêmeos em África.
Oni Ibejada, Oni Ibejá ou Oni Ibeji, são saudações que derivam de "Oni Ibéji", que significa: "Senhor dos Gêmeos".
Erê - A saudação às crianças na Umbanda, tem sua origem na saudação ao "orixá" protetor dos gêmeos em África.
Oni Ibejada, Oni Ibejá ou Oni Ibeji, são saudações que derivam de "Oni Ibéji", que significa: "Senhor dos Gêmeos".
Oxumarê - Arô Boboi!
Arô = título de honra (pessoa importante).
Arô = título de honra (pessoa importante).
bó = suportar. bò = retornar. yí = voltar (dar a volta).
Logo Oxumarê, cuja representação é o arco-íris, é a pessoa importante que suporta o céu, retorna a terra e volta ao céu.
Logo Oxumarê, cuja representação é o arco-íris, é a pessoa importante que suporta o céu, retorna a terra e volta ao céu.
Baianos - Salve a Bahia!
Preto velho - Adorei as almas!
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