sábado, 10 de agosto de 2013

Desabafo Umbandista




Excelente reflexão de Jayne Amaral publicada na página Filhos de Aruanda.

Muitas coisas acontecem dentro da nossa religião,muitas felizes outra nem tanto.
Algumas coisas dentro de nossos terreiros nos fazem crescer e aprender e outras nos fazem sentir uma imensa incompreensão.

Com o tempo somos ensinados pelas entidades a aguardar e crer que um dia tudo passará e também que tudo tem uma explicação,paramos de falar e passamos a ouvir.

Mas algumas coisas não têm explicação e o tempo não cura tudo e hoje vim falar sobre isso.


Quando adentramos um terreiro,temos que entender que não estamos entrando em qualquer lugar,se todos pudessem enxergar o que existe além do material,se impressionariam e dariam mais valor a cada segundo passado debaixo daquele teto.

O que mais me magoa é ver como a Umbanda está sendo desvalorizada e de como os umbandistas estão regredindo ao invés de progredir.
Hoje ninguém mais quer passar anos em desenvolvimento,ninguém quer aprender a limpar o chão,as pessoas leem apostilas e pagam cursos para poder saber sobre umbanda,muitas vezes sem se dar conta que em apenas uma simples conversa com um sábio preto velho,aprenderiam tudo que essas 'doutrinas' ensinam.

O que mais me deixa triste é ver como o Umbandista pode mentir tanto para si mesmo,muitos batem no peito e gritam que são macumbeiros,mas é só receberem uma bronca que se vão para nunca mais voltar.

O que me impressiona é ver como o Umbandista não é capaz de amar suas entidades,amam e fazem de tudo por seus namorados e maridos,mas tratam seus próprios pais espirituais como escória ou como um fardo a ser carregado.

O que me irrita é ver pessoas chorando,debruçadas ou agarradas as entidades,mas depois que tudo passa,que as lágrimas secam,essas se esquecem de quem as levantou e vão embora como se antes aqueles que ajudaram,hoje nada são.

O que me faz chorar é ver que a Umbanda é a coisa mais linda que existe,mas poucos dão valor.É ver como as entidades são os espíritos mais abnegados que existem,mas mesmo assim são tratados como se fossem apenas almas ignorantes.É ver que o Umbandista recebe muito e dá tão pouco.

Esse desabafo vem de alguém que está farta da falta de amor,de carinho,de respeito para como uma religião que nada pede.


ACORDEM UMBANDISTAS ANTES QUE SEJA TARDE.

Saravá.

Jayne Amaral.
De: Lar de Preto Velho

Nenhum comentário:

Postar um comentário