QUARTA-FEIRA, 1 DE OUTUBRO DE 2008
CURIMBA - PONTOS CANTADOS e HARMONIZAÇÃO DO CONGÁ
CURIMBA
A Curimba é um dos departamentos mais importantes
Dentro de um terreiro, popularmente é conhecida como
A orquestra dos Rituais e Cerimônias, o batuque, onde
Ficam os filhos de santo que tocam os atabaques e
Demais instrumentos sagrados de percussão dos centros
Umbandistas. O que bem pouca gente sabe é que este
Setor dos templos tem responsabilidades que vão muito
Além de simplesmente enfeitar as cerimônias com seus
Belos cânticos e toques, pois, por serem sagrados, estes
Instrumentos e cânticos movimentam as energias das
Giras de Umbanda.
O canto e o toque do atabaque fazem parte do ritual
De Umbanda, enriquecendo e criando condições
Para os trabalhos práticos. O atabaque se torna um
Instrumento sagrado através dos toques e cantos que
São feitos ao qual damos o nome do conjunto de Curimba.
Uma Curimba em uma casa de trabalhos espirituais
Tem como função abrir, manter, sustentar e fechar os
Trabalhos espirituais de uma forma harmoniosa e clara.
O Chefe de Curimba toca o atabaque principal "Rum",
Seguidos dos Curimbeiros respectivamente tocando os
Outros Atabaques “Rumpi” e Lê”.
Pontos Cantados
É um dos fundamentos de vital importância par a harmonização
E eficácia dos Ritos de trabalhos dentro de um templo Umbandista.
Outro é o fundamento dos pontos riscados ou Lei de Pemba.
Em realidade os Pontos Cantados são verdadeiros Mantras,
Preces, rogativas, que dinamizam forças da natureza e nos
Fazem entrar em contato íntimo com as Potências Espirituais
que nos regem. Existe toda uma magia e ciência por trás das
Curimbas que, se entoadas com conhecimento, amor, fé e
Racionalidade provoca, através das ondas sonoras, a atração,
Coesão, harmonização e dinamização de forças astrais sempre
Presentes em nossas vidas.
Deve-se Tomar Muito Cuidado Para não Se Entoar Pontos de
Forma Errônea e Muito Menos Trocar Palavras ou Frases do
Mesmo. Nunca Devemos Parar Ou Cortar um Ponto Ao Meio.
Pois Perderão Seu Nexo e Sentido de Mantra.
A Harmonização do Congá
Nos Terreiros de Umbanda, um Congá Bem Montado e
Harmonizado é De Vital Importância, Ele Age Como Receptor e
Transmissor de Energia, Tornando-se Assim o Portal de Passagem
Das Energias e Fluidos Gerados no Terreiro Para o Astral e
Vice e Verça. Estas Energias Devem Chegar ao Congá de Três
Formas:CIRCULAR, ELIPSE ou TRIANGULAR, É Imprescindível Que as
Energias Cheguem em uma Destas TrêsFormas, Só Assim Agirá Como
O Portal já Mencionado Levando a Energia Gerada em Toques e
Cânticos Para o Astral e Retornando Com as Energias do Astral
Necessária a Gira ou Ritual.
A Curimba é um dos departamentos mais importantes
Dentro de um terreiro, popularmente é conhecida como
A orquestra dos Rituais e Cerimônias, o batuque, onde
Ficam os filhos de santo que tocam os atabaques e
Demais instrumentos sagrados de percussão dos centros
Umbandistas. O que bem pouca gente sabe é que este
Setor dos templos tem responsabilidades que vão muito
Além de simplesmente enfeitar as cerimônias com seus
Belos cânticos e toques, pois, por serem sagrados, estes
Instrumentos e cânticos movimentam as energias das
Giras de Umbanda.
O canto e o toque do atabaque fazem parte do ritual
De Umbanda, enriquecendo e criando condições
Para os trabalhos práticos. O atabaque se torna um
Instrumento sagrado através dos toques e cantos que
São feitos ao qual damos o nome do conjunto de Curimba.
Uma Curimba em uma casa de trabalhos espirituais
Tem como função abrir, manter, sustentar e fechar os
Trabalhos espirituais de uma forma harmoniosa e clara.
O Chefe de Curimba toca o atabaque principal "Rum",
Seguidos dos Curimbeiros respectivamente tocando os
Outros Atabaques “Rumpi” e Lê”.
Pontos Cantados
É um dos fundamentos de vital importância par a harmonização
E eficácia dos Ritos de trabalhos dentro de um templo Umbandista.
Outro é o fundamento dos pontos riscados ou Lei de Pemba.
Em realidade os Pontos Cantados são verdadeiros Mantras,
Preces, rogativas, que dinamizam forças da natureza e nos
Fazem entrar em contato íntimo com as Potências Espirituais
que nos regem. Existe toda uma magia e ciência por trás das
Curimbas que, se entoadas com conhecimento, amor, fé e
Racionalidade provoca, através das ondas sonoras, a atração,
Coesão, harmonização e dinamização de forças astrais sempre
Presentes em nossas vidas.
Deve-se Tomar Muito Cuidado Para não Se Entoar Pontos de
Forma Errônea e Muito Menos Trocar Palavras ou Frases do
Mesmo. Nunca Devemos Parar Ou Cortar um Ponto Ao Meio.
Pois Perderão Seu Nexo e Sentido de Mantra.
A Harmonização do Congá
Nos Terreiros de Umbanda, um Congá Bem Montado e
Harmonizado é De Vital Importância, Ele Age Como Receptor e
Transmissor de Energia, Tornando-se Assim o Portal de Passagem
Das Energias e Fluidos Gerados no Terreiro Para o Astral e
Vice e Verça. Estas Energias Devem Chegar ao Congá de Três
Formas:CIRCULAR, ELIPSE ou TRIANGULAR, É Imprescindível Que as
Energias Cheguem em uma Destas TrêsFormas, Só Assim Agirá Como
O Portal já Mencionado Levando a Energia Gerada em Toques e
Cânticos Para o Astral e Retornando Com as Energias do Astral
Necessária a Gira ou Ritual.
Esta publicação está em: http://umbandacaminhodaferitosdeumba.blogspot.com.br/2008/10/curimba-pontos-cantados-e-harmonizao-do.html
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